HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO

DE CLÍNICA CIRÚRGICA 

boy-2027615_1280.png

A História do Departamento de Clínica Cirúrgica está intimamente ligada às Fundações da Faculdade de Medicina do Norte do Paraná, do Curso de Medicina e da Universidade Estadual de Londrina, uma vez que seus primeiros docentes participaram ativamente desses eventos.

O Departamento de Clínica Cirúrgica deve sua história de pioneirismo, inovação e protagonismo dentro da Universidade Estadual de Londrina, do Curso de Medicina e na assistência à saúde, aos grandes mestres que fizeram parte do seu corpo docente. De maneira especial, aos Chefes do Departamento, que com sua liderança, determinação e habilidade, souberam construir uma representação ímpar na comunidade acadêmica e na sociedade civil. 

Desde seu início, o Departamento de Clínica Cirúrgica primou pela excelência em ensino e pesquisa, produzindo continuamente projetos e artigos que foram publicados em periódicos científicos de grande expressão, nacionais e internacionais.

 

O ensino de técnicas cirúrgicas atualizadas e inovadoras, seguindo as tendências dos melhores serviços de cirurgia do Brasil e do mundo, sempre foi uma preocupação. As conexões profissionais mantidas entre os docentes do Departamento e os serviços onde estudaram, no Brasil e no exterior, facilitaram o intercâmbio de conhecimentos.

O Departamento de Clínica Cirúrgica sempre buscou, por meio do empenho e atitude de seus pioneiros, estar à frente de seu tempo, trazendo para Londrina os principais avanços nas diversas áreas cirúrgicas, o que possibilitou a formação de excelentes profissionais ao longo de sua história.

Os Chefes do Departamento de Clínica Cirúrgica também se preocuparam em estimular a pesquisa e atualização contínua dos seus docentes, com o objetivo de ministrar e desenvolver um ensino de excelência na Graduação e Pós-Graduação (latu sensu e strictu sensu), nas áreas cirúrgicas correspondentes às disciplinas acadêmicas e setores que o compõem.

 

Além disso, definiu-se como meta fundamental prestar assistência à sociedade e desenvolver projetos de extensão nas áreas de sua atuação, contribuindo principalmente para a promoção da saúde.

Atualmente, o Departamento de Clínica Cirúrgica tem a missão de manter o legado dos seus fundadores, buscando inovação, qualidade e ensino de ponta, resultando em benefícios para seus alunos e saúde para seus pacientes.

iconfinder_profession_avatar_man_people_
Clique nos botões para conhecer mais sobre a história do Departamento de Clínica Cirúrgica!